A campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar para o público masculino a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista.
Em 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura, mas infelizmente, por conta dos tabus, 50% dos homens só procuram ajuda médica quando o câncer já está em estágio avançado e os sintomas atrapalhando muito a rotina. Por isso, é muito importante que todos, incluindo empresas, apoiem essa causa compartilhando e criando campanhas que compartilhe informações sobre o tema entre seus colaboradores e até mesmo consumidores.
Empresas também podem aproveitar a data para aplicar o marketing social, que é um conjunto de iniciativas realizadas com fins sociais, sem pensar em lucros. Ele não foca na venda de produtos ou serviços, mas preza pela promoção das empresas por meio de ideais e ações sociais.
O câncer de próstata não é brincadeira. A melhor solução é a prevenção. Que neste Novembro Azul possamos levar conscientização para todos.