Neste mês, a campanha Dezembro Vermelho, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
O conhecimento sobre o vírus e o contágio contribui para reduzir o estigma sobre as populações afetadas. No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.
Em todos os casos, seja HIV ou IST (infecções sexualmente transmissíveis) o diagnóstico e tratamento são indispensáveis, melhorando a qualidade de vida da pessoa e interrompendo a cadeia de transmissão dessas infecções.
O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
Aproveite essa campanha para fortalecer o compartilhamento dessas informações e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce!